Alexandre Pais

Paulo Betti: “Bolsonaro é uma desgraça que se abateu sobre o Brasil”

P

(versão integral em www.sabado.pt)

Em ‘Autobiografia Autorizada’, Paulo Betti, de 70 anos, conta a história da sua família de emigrantes italianos que chegaram ao Brasil em 1889 e se instalaram em Rafard, no interior de São Paulo. Além da apresentação da peça, ele tem participado em várias “rodas de conversa”, como a que fez na Casa do Alentejo, em Lisboa, na véspera do encontro com a SÁBADO. Bem conhecido entre nós pelas personagens icónicas em várias novelas – caso de Timóteo D’Alamberti, de Tieta, que a RTP transmitiu em 1990, e que ficou marcado pela expressão “nos trinques” – Betti está ansioso pela “virada” que, acredita, o Brasil vai dar este domingo, com o regresso de Lula à presidência. O ator não vai poder votar por estar fora do país, mas diz que, para compensar, tem feito imensos vídeos personalizados a apelar ao voto. A peça vai estar em cena no Centro Cultural de Lagos, na próxima terça, 1 de novembro, no Teatro-cinema de Fafe, dia 4, e em Vila Franca de Xira, no Ateneu Artístico Vilafranquense, no dia 5.  

Qual a sua expectativa para esta segunda volta das presidenciais?
Acredito na vitória de Lula, mas o grande problema desta eleição é a abstenção. Apesar de o voto ser obrigatório, as pessoas não vão porque a multa é irrisória e a punição é, por exemplo, não poder tirar o passaporte. Muitas pessoas não precisam nem nunca vão precisar de passaporte. As classes mais baixas, que compõem a maioria do eleitorado do Lula, faltam muito às urnas por não terem condições ou porque não têm transporte nem dinheiro… Por isso é que estamos empenhados em insistir para que as pessoas saiam de casa e vão votar!

Como se sente por não poder votar?
Não me incomodo porque acho que já consegui o meu voto e os das três pessoas da minha equipa que estão aqui comigo, através dos muitos vídeos personalizados que tenho feito no apelo ao voto em Lula. Há gente que me pede para dirigir um vídeo para a mãe, para o pai ou para a avó a explicar porque é importante ir votar. Esta digressão já estava marcada há muito tempo e só os brasileiros residentes podem votar em Portugal.

Apoiou Lula em todas as campanhas, mesmo quando muitos artistas deixaram de o apoiar…
Sempre tive uma relação próxima e saudável com o Partido dos Trabalhadores (PT), que começou em 1979. Tenho trabalhado contra o Bolsonaro desde que ele existe! É uma desgraça que se abateu sobre nós. O Brasil foi o país onde morreu mais gente com covid. Isso não nos diz nada? Parece que os “deuses” quiseram dar-nos uma lição severa e Bolsonaro foi eleito, beneficiado por uma circunstância trágica, que foi o atentado que sofreu antes das eleições. Com tantas mentiras à volta de Bolsonaro, hoje chego a pensar que o atentado pode ter sido mais uma…

Versão integral em www.sabado.pt (entrevista de Sónia Bento)

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas