Estudo anual Marktest Reputation Index
MARKTEST REVELA REPUTAÇÃO DAS MARCAS DE MEDIA
– RFM, VISÃO, TSF, EXPRESSO E RTP LIDERAM.
– JORNAL DE NOTÍCIAS LIDERA NOS DIÁRIOS
– RECORD VENCE NOS DESPORTIVOS
A Marktest apresenta pelo segundo ano consecutivo as conclusões do estudo “Marktest Reputation Índex – Media” (MRI), que estuda a reputação das marcas de media, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação. O estudo tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca face aos utilizadores versus não utilizadores da marca bem como analisar género, idade, classe social e região do perfil dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. Por fim, a marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se inserem. Neste índice, a reputação resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis Imagem da marca e Confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100).
O universo do estudo é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1525 indivíduos. Para o sector dos Media, a Marktest decidiu avaliar 48 marcas distribuídas pelos diferentes meios televisão, imprensa e rádio.
RANKING E PRINCIPAIS CONCLUSÕES
1) RANKING TOP 10 DA ANÁLISE A 48
RANKING | MARCA | MRI |
1 | RFM | 76,89 |
2 | VISÃO | 75,33 |
3 | TSF | 74,33 |
4 | EXPRESSO | 74,11 |
5 | RTP | 73,67 |
6 | RÁDIO COMERCIAL | 72,89 |
7 | SIC | 71,83 |
8 | ANTENA 1 | 71,44 |
9 | JORNAL DE NOTÍCIAS | 71,06 |
10 | PÚBLICO | 70,94 |
2) CONCLUSÕES POR SEGMENTO
– GERAL
– O meio “rádio” foi o que obteve uma média de MRI mais elevado. Com um índice médio de 69,27, a rádio posiciona-se na liderança entre os meios de comunicação social. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com um média de 68,36 pontos. As televisões têm uma média de 67,64.
– RÁDIO
– A liderança do ranking geral de media é ocupada pela RFM, com um MRI de 76,89. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos.
– Quatro marcas de rádio (RFM, TSF, Comercial e Antena 1) conseguem atingir o top 10 do ranking.
– A rádio de informação com maior índice de reputação é a TSF, que surge em terceiro lugar no ranking geral, com 74,33. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos do sexo masculino, indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos, da região do Grande Porto e classe A/B.
– IMPRENSA SEMANAL DE INFORMAÇÃO GERAL
– A liderança na imprensa é ocupada pela “Visão”, revista que ocupa o segundo lugar do ranking geral com 75,33. Lidera na confiança, imagem, satisfação e recomendação. Segundo a Marktest, “os valores obtidos pela Visão na satisfação e recomendação são bastante elevados, superando a média dos restantes suportes avaliados nesta categoria”.
– O “Expresso” vence entre os jornais, com um MRI de 74,11, alcançando o quarto lugar no ranking geral. Com uma reputação mais elevada junto dos indivíduos pertencentes à classe A/B, a reputação do jornal Expresso é transversal à maioria das variáveis sócio-demográficas, escreve a Marktest.
– TELEVISÃO
– Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73,67) e surge em 5.º lugar no ranking geral. É o canal que transmite maior confiança e que tem melhor imagem. Segundo o estudo, “a aposta em conteúdos transversais ao sexo e idade faz com que a reputação da RTP não difira muito entre géneros e escalões etários”.
– A SIC, o segundo canal no ranking, é o canal que reúne maior score de satisfação.
– JORNAIS DIÁRIOS
– O “Jornal de Notícias” lidera entre os jornais diários, com índice de 71,06, ocupando a 9.ª posição no ranking geral. O “JN” vence nos na confiança, imagem, satisfação e recomendação. A reputação do “Jornal de Notícias” é superior na região do Grande Porto.
– Além do “JN” consta também no top 10 o “Público”, com um MRI de 70,94. O seu índice de reputação é mais elevado junto dos indivíduos com idades compreendidas entre 15/24 anos e 45/54 anos e da classe A/B.
– REVISTAS MENSAIS
– A “Exame” é a revista mensal com o MRI mais elevado – 69,56, ocupando o 12.º lugar no ranking. Obtém scores superiores à media do segmento em todas as variáveis sócio-demográficas.
– A “Rotas & Destinos” é a revista de viagens com melhor MRI (62,72).
– JORNAIS DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA
– O “Jornal de Negócios” lidera o ranking nesta categoria, com um MRI de 67,11. Ocupa a 17.ª posição no ranking geral.
– O “Diário Económico” obtém 66,78 de índice. Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação.
– JORNAIS DESPORTIVOS
– O “Record” é o jornal desportivo com o maior índice no segmento: 58,33, ocupando a 31.ª posição no ranking geral. Obtém maior índice nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos.
– REVISTAS SEMANAIS
– A “Caras” lidera nas revistas semanais, com um MRI de 51,72, ocupando o 43.º lugar no ranking geral. Destaca-se no segmento 35/44 anos.
FONTE: Marktest