Enviada: segunda-feira, 5 de Março de 2012 11:27
Para: atendimento@sic.pt; diaseguinte@sic.pt; provedor.telespectador@rtp.pt; geral@tvi.pt; info@erc.pt; programacao@sporttv.pt; comentarios@sporttv.pt; clientes@abola.pt; Record
Assunto: Jornalismo de investigação, sim ou não?
Bom dia,
Vou ser directo, gostaria de ver esclarecido se é possível perder um jogo de futebol sem haver golos.
É possível que algum dos contactos para os quais me dirijo, faça esse trabalho e elucide as pessoas.
Falo do lance entre o setubal e o Sporting, pois não há qualquer imagem com a bola dentro da baliza e é possível saber, já foi feito, dá trabalho, mas é possível. Aliás pergunto se o lance fosse no jogo benfica porto senão o tinham já feito!?
A Sic há uns anos mostrou o lance do Pedro Silva em 3d em que se via que não tinha havido mão na final da taça da liga, também há uns anos vi fazer isso em relação aos fora-de-jogo. Como é evidente e o ideial era ter um chip na bola que tirasse qualquer dúvida, e é isso que eu tenho, dúvidas.
Não é justo para o futebol este tipo de dúvidas, como não é justo da parte dos orgãos de comunicação não haver qualquer trabalho de investigação para eludicar as pessoas, há imagens (poucas) e não há outros angulos e não há qualquer imagem da bola toda dentro da baliza
Eu até ajudo, este imagem anda pela net, e pela sombra dá para perceber que a bola não está na dentro da baliza, um pé está antes do risco outro sobre, e a bola está a chegar’ ou já foi cortada? e não esquecer que tem de entrar toda para ser golo. Como é possivel o bandeirola ver alguma coisa e ter a certeza e assinalr um golo? ( E atenção compreendo que seja complicado), mas em caso de dúvida é porque não temos a certeza e por isso não foi golo….
Eu sei que dá trabalho, mas a imagem em 3D ou de outro angulo será possível tirar a dúvida, alguêm vai fazer o seu trabalho de investigação ou vão continuar a brincar ao jornalismo e estar no facebook.
Obrigado
Carlos Almeida
Nota da QdoC
Se a televisão que transmitiu o jogo não captou imagens mais elucidativas, o que pretende o leitor que os jornais façam? Que investiguem o quê? Só se for fazerem o tempo voltar para trás e irem colocar-se no sítio certo para poderem contar e não ser acusados de “brincar ao jornalismo”…