Alexandre Pais

Como se fazia um guia de praias há 30 anos

C

Com enorme recetividade dos leitores, a SÁBADO está a oferecer um magnífico guia das praias de Portugal. O trabalho foi levado a cabo por uma mini-equipa de jornalistas, que recorreu aos meios hoje disponíveis, incluindo a ajuda da Marinha.
Em 1988, o grande foto-repórter que foi Carlos Gil publicou na revista Élan alguns cadernos de viagens pelo interior do país. No início do ano seguinte, decidimos elaborar um sobre as praias do Algarve, que Gil não conseguia assegurar. A tarefa recaiu na Edmea Brigham (na foto em baixo) – fotógrafa e atriz, então com 20 e poucos anos, e hoje também especialista em medicina tradicional chinesa – que percorreu sozinha a região algarvia, de Sagres a Vila Real de St. António. Ela fez as fotos e os textos que contemplavam não só a descrição de cada praia, como aconselhavam hotéis, restaurantes, bares e discotecas, museus e outros lugares a visitar, e sugeriam ainda as atividades desportivas, os passeios de barco ou de jipe e os doces regionais.
Num tempo em que não havia internet, autoestradas, máquinas digitais e portáteis, a jovem Edmea pegou numa pequena viatura, avançou para terras do Sul e assinou um trabalho de luxo, precursor de muitos que se seguiriam e que a SÁBADO agora retoma com qualidade e êxito.
Nota – Recorda-me a Edmea que não fez a viagem sozinha, mas com a Paula Mateus. Aqui fica a correção e as desculpas pelo lapso de memória, os anos passam.
Parece que foi ontem, Sábado, 29JUN17

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas