De:
Departamento de Marca e Comunicacao [mailto:sg.dmc@cm-lisboa.pt]
Enviada: segunda-feira, 5 de Março de 2012
18:16
Assunto: Reabilitação da
Fonte Monumental da Alameda D. Afonso Henriques
O
Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa solicita a
divulgação da seguinte notícia:
Reabilitação
da Fonte Monumental da Alameda
D. Afonso Henriques
A Câmara
Municipal de Lisboa está a proceder à reabilitação da Fonte Monumental da
Alameda D. Afonso Henriques, com vista a retomar os “jogos de água” que
caracterizam esta fonte emblemática da cidade, e a, no futuro, abrir o edifício
ao público.
Nesse
sentido, além da intervenção no interior que visa reparar os sistemas
eletromecânicos e repor o equipamento danificado, para permitir a abertura do
edifício ao público foi estabelecido o respetivo percurso de visita. As
estruturas de apoio a visitantes e a entrada de público serão efetuadas pelo
torreão sul, onde serão instalados alguns equipamentos de apoio: receção,
instalações sanitárias, arrumos e acesso à galeria. Este acesso estará dotado de
meio mecânico para garantia da acessibilidade, sendo que a galeria ficará livre,
constituindo o percurso de ligação à área central do complexo que é uma zona de
especial interesse para os visitantes. Nesta área será colocada uma plataforma
que funcionará como miradouro.
Especial
cuidado mereceu também o projeto de iluminação decorativa da área dos
visitantes, em particular a galeria, uma vez que foi prevista a sua ocupação por
exposições permanentes ou temporárias.
Esta
obra terá a duração estimada de 180 dias e tem financiamento do PIPARU (Programa
Prioritário em Ações de Reabilitação Urbana).
A Fonte
Monumental, construída para celebrar o abastecimento regular de água à zona
oriental da cidade, foi solenemente inaugurada em 30 de Maio de 1948. As
esculturas são da autoria de Maximiano Alves e de Diogo de Macedo e os
baixos-relevos (painéis laterais) de Jorge Barradas. O conjunto da Fonte
Monumental da Alameda Afonso Henriques foi objeto de reparações, no interior e
exterior, há cerca de sete anos.
Lisboa, 5 de Março de
2012
Departamento de
Marca e Comunicação