A moda instalou-se e é quase uma praga: SIC e TVI ocupam parte dos seus “talk shows” a alavancarem novos ou atuais programas da casa e seus protagonistas. São conversas por sistema desenxabidas, com os “convidados”, frescos e sorridentes, a tentarem despertar o interesse do espectador através de um entusiasmo tão exagerado como falso.
Sendo essa a norma, há exceções. E uma aconteceu na TVI, no “Você na TV” de quarta-feira, com Manuel Luís Goucha a “receber” Fátima Lopes, a filha Beatriz e o “Brownie”, não para promover um monga qualquer mas para divulgar uma ação de solidariedade da apresentadora num abrigo para amigos de quatro patas. Com isso terão incentivado muita gente a deixar, pontualmente que seja, a modorra dos sofás e a tornar-se útil à comunidade.
Não sou fã da dimensão excessiva que por vezes se dá a atos de amor acrisolado aos animais porque existem pessoas em sofrimento sem que ninguém lhes acuda. Só que uma coisa não invalida a outra e a atitude generosa de Fátima Lopes merece ser aplaudida. Pela ação em si e pelo exemplo que constitui para tanta pretensa estrela de TV que, deslumbrada com a “fama” e incapaz de olhar para o que a rodeia, se apaixona pelo próprio umbigo. Chapeau!
Antena paranoica, Correio da Manhã, 31out20
O belo exemplo de Fátima Lopes
O