Alexandre Pais

Manuel Pereira partiu há 13 anos

M

Por esta altura, há 13 anos, o jornalista Manuel Pereira, então na TV Guia, saiu de uma reunião de planeamento da revista, com o diretor Nuno Farinha e o chefe de redação Luís Martins, e sentiu-se mal – sofrera um AVC. Levado para o hospital, permaneceu alguns dias em coma e deixou-nos a 18 de novembro, aos 43 anos.

pereira2
O Manel era um grande camarada e tinha uma capacidade de trabalho inesgotável
Conheci o Manel em 1998, na equipa inicial do 24horas, e trabalhámos a seguir na edição da revista de domingo, a Extra!, uma tortura semanal num jornal onde o empenho não era reconhecido. Quando saí para o exílio, lá ficou o Manuel Pereira, até ele próprio, farto de ser maltratado, se refugiar na TV Guia. Mas mantivemos a amizade e fomo-nos encontrando por aí, sempre com grande festa.
No meu período de direção do Tal&Qual, já em 2001, pude contar com textos seus sobre cinema, área em que era um enorme especialista. Casado com a jornalista da SIC, Carla Jorge de Carvalho, o Manel tinha um fraco por Meg Ryan e fez mesmo um artigo quando se dizia que a atriz, acabado o affaire com Russell Crowe, queria voltar para o ex-marido.
pereira6
Vejo muitas vezes o Manuel Pereira, com o sorriso de criança e “o feitio de jogador de equipa”, como bem o definiu o João Gobern – e de cócoras, posição em que se sentia confortável – a falar comigo. Que saudades tuas, companheiro.
pereira4Parece que foi ontem, Sábpjcado, 17NOV16
 

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas