Alexandre Pais

“Jornal de Notícias” perde 40% de vendas em sete anos

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Apesar de ter no seu grupo dois diários que registam já, em alguns dias da semana, vendas em banca próximas ou mesmo abaixo de 15 mil exemplares, o “Jornal de Notícias” resolveu ontem, na divulgação dos resultados da APCT referentes a setembro/outubro 2011, fazer chamada de capa com a sua pretensa “subida” e com o que chama de “queda livre” de Record – um sinal de importância que muito agradecemos, tanto mais que continuamos a registar mais do dobro das vendas de “O Jogo”, que pertence ao grupo do JN.

Melhor fora, no entanto, um olhar para dentro e para o verdadeiro trambolhão que o JN dá – e que os quadros ao lado provam sem margem para dúvidas. Líder da imprensa diária até 2003, o jornal nortenho viu-se então ultrapassado pelo “Correio da Manhã”, que já lhe levava em outubro uma vantagem de… 50 mil exemplares!

A “subida” do JN assenta no milagre do item “assinaturas”, que eram 800 em fevereiro último e que “cresceram” para 10 mil (!) em setembro. Para se ter uma ideia do fenómeno, diremos que o jornal que mais vende em Portugal, o “Correio da Manhã”, tem apenas 28 assinaturas. A “subida” do JN não é, assim, mais do que a máscara para uma evidência: as vendas de setembro e outubro foram as piores dos últimos 12 anos. 

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

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