Alexandre Pais

Grande Fernando Mendes, que saudade!

G

Desapareceu hoje, aos 78 anos, o antigo capitão, campeão e treinador campeão do Sporting, Fernando Mendes. Foi um dos mais extraordinários futebolistas que vi em ação, um executante de nível superior, um virtuoso que era ao mesmo tempo rápido, combativo e galvanizador, um médio que jogava pouco para o lado e muito para a frente.
FM2
Tendo sido um dos mais influentes jogadores na qualificação da Seleção para o Mundial de 1966, mandou o destino que uma grave lesão num joelho (em Bratislava, no decisivo Checoslováquia, 0 – Portugal, 1) o impedisse de integrar a equipa dos Magriços – seguiu na comitiva para Inglaterra mas ficou na bancada. Portugal, que “perdeu” Germano logo no início da fase final, poderia ter chegado mais longe com a participação de ambos na plenitude das suas capacidades, mas a vida não o quis assim.
Ligado ao Sporting ao longo de três décadas, como jogador Fernando Mendes foi campeão nacional júnior, em 1956, e sénior, em 1958 e 1962, e capitão da equipa que conquistou a Taça das Taças, em 1964 (foto em baixo). Como treinador foi também campeão nacional de juniores, em 1993, e de seniores, em 1980.
O futebol português fica mais pobre e eu perco hoje mais uma das minhas maiores referências. Grande Fernando Mendes, que saudade!
Taças

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas