Alexandre Pais

Antena paranóica: Passos Coelho tem nota 20 como comunicador

A

Passos Coelho é talvez o político português que melhor utiliza a televisão em seu proveito. Dotado de boa imagem, enfrenta as câmaras de modo diverso de Sócrates, igualmente um temível comunicador. Enquanto o seu antecessor, dominando o verbo, convencia os convencidos e arrepelava os cabelos dos que não gostavam dele, Passos usa a moderação para baixar a guarda aos adversários.

A resposta ao “apelo” à indignação de Mário Soares foi o exemplo perfeito de um contra-ataque com conta, peso e medida. O chefe do Governo não atacou a figura do ex-PR e ex-primeiro-ministro, evitando irritar os que com ele simpatizam, mas lembrou as duras medidas impostas por Soares para fugir à bancarrota.

Também no comentário sobre a greve geral Passos Coelho foi hábil, reconhecendo não o direito, que é óbvio, mas a existência de motivos para o descontentamento, sublinhando embora que a saída da crise passa pelo trabalho e não pelo protesto. Com isso, ganhou novos apoios e refreou a ira dos que pensam de modo contrário.

Aprovado em comunicação com 20 valores.

Antena paranóica, crónica publicada na edição impressa do Correio da Manhã de 26 novembro 2011

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas