Alexandre Pais

Rui Rio fez prova de vida

R

Ficou acima dos dois milhões de espectadores mas longe dos quase três milhões que viram na TV, em 2015, o frente a frente de Costa com Passos. E o debate dos líderes suscitou agora menos interesse porquê? Provavelmente porque o desolador desempenho de Rui Rio desde que assumiu a presidência do partido tenha feito já com que muitos eleitores decidissem o sentido de voto – ou porque os seguidores do PSD preferiram não assistir ao que julgavam ir ser uma nova humilhação.
Fizeram mal, no último caso, pois Rio enfrentou com êxito o primeiro-ministro, adotando um discurso equilibrado, despido de animosidade mas contundente, que nos deu, enfim, a imagem de um político preparado e com uma postura de Estado que só os fanáticos do lado oposto da trincheira desdenhariam ver chefiar o Governo – se vencesse as eleições.
Talvez haja chegado tarde esta versão educadamente afirmativa – ah, como a sua cordialidade ajudou Costa! – de um homem abandonado pelos “notáveis” de um partido que foi incapaz de unir. Mas se Rui Rio mantiver o tom combativo de segunda-feira – que repetiu na quinta, na CMTV – poderá ainda levar às urnas muitos descrentes e evitar a autodestruição laranja. Rio deixou de correr só para o mar.
Antena paranoica, Correio da Manhã, 21set19

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas