Em Outubro de 1992, a revista Dona fez uma reportagem em casa do futebolista Rui Águas, então de novo ao serviço do Benfica. Com ele, a mulher e dois filhos, sendo um a pequena Mariana, de 5 anos, já praticante de natação e ballet. O Rui afirmara há muito a sua capacidade no futebol, embora continuasse, como sempre acontecerá, a ser visto como filho de outro jogador extraordinário: o internacional José Águas, bicampeão europeu de clubes e um dos maiores goleadores da história do Benfica – 374 golos em 384 jogos, ao nível de Cristiano Ronaldo…
Acabada de se licenciar, há quatro anos a Mariana quis estagiar no Record e foi recebida de braços abertos. A adaptação ao manicómio não foi fácil, já que o início da profissão transporta alguma desilusão – nunca se trabalha na editoria preferida – e a Mariana tinha treinos de voleibol à noite, o que a limitava na redacção. E foi a sua integração na equipa da Hora Record, da CMTV, há dois anos, que lhe permitiu encontrar a sua praia e impor o seu talento.
Participei nesse arranque do Record para a nova plataforma e tive a felicidade de ler, há dias, no suplemento do 65.º aniversário do jornal, a entrevista que a Mariana Águas fez, em casa do velho fã do seu avô, ao escritor António Lobo Antunes, a quem ela ofereceu a foto, já do domínio da lenda, em que o Zé segura uma Taça dos Campeões.
Nesta fase da vida, em que me dá para balanços, acho que acertei ao apostar numa mulher bonita e de personalidade forte, como o pai, e que faz o seu caminho a pulso – e em pé.
Parece que foi ontem, Sábado, 18DEZ14
Fotos
1. Mariana, aos 5 anos, com a mãe, Leonor, o irmão, André, e o pai, José Rui, conhecido por Rui Águas
2. Há dois anos, Mariana integrou a equipa inicial da Hora Record, da CMTV, de que é um dos pivôs
3. José Águas e a mulher, Maria Helena, com os filhos, Helena Maria (Lena d’Água), José Rui e Cristina
4. Mariana Águas em casa de António Lobo Antunes (que ergue a fotografia de José Águas com a Taça dos Campeões), para a entrevista publicada na edição do 65.º aniversário do Record
Admirador de José Águas, Lobo Antunes foi entrevistado… pela neta
A