Alexandre Pais

Quem eram as Figuras do Ano há 40 anos?

Q

Os jornais portugueses mantêm uma velha tradição da imprensa em dezembro: a eleição das Figuras do Ano. Desta vez, os dois maiores títulos convergiram nos factos, escolhendo a conquista do Europeu pela Seleção Nacional de futebol, mas divergiram nas personalidades. Enquanto o Correio da Manhã optou por Marcelo Rebelo de Sousa, o Expresso decidiu-se por António Guterres.

Há precisamente 40 anos, participei na votação que a redação do vespertino Jornal Novo promoveu para a elaborar as listas das cinco figuras mais e das cinco menos (foto abaixo). Venceu Mário Soares, primeiro-ministro saído da vitória do PS nas legislativas de julho, com 35% – o PSD ficara-se pelos 24% –, seguido de Sottomayor Cardia, que era ministro da Educação, Freitas do Amaral – o CDS obtivera 16% –, Ramalho Eanes, o PR, e António Barreto, então ministro da Agricultura.
Sá Carneiro, que foi sexto nos melhores, liderou o top dos piores – em que Mário Soares foi 16.º –, uma surpresa, dada a simpatia da maioria da redação pelos sociais-democratas, como se notava, aliás, pelos outros nomes dos menos: Costa Gomes, Melo Antunes, Otelo e Álvaro Cunhal. Em 1976, como hoje, os vencedores são sempre os mais bonitos da turma. Ai dos vencidos!
Parece que foi ontem, Sábado, 29DEZ16

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

Arquivo

Twitter

Etiquetas