Alexandre Pais

Diários e semanários podem perder este ano mais de 12 milhões de exemplares

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Dos sete diários que prestam contas à APCT, só o “Correio da Manhã” subiu no primeiro bimestre do ano, em comparação com jan/fev de 2010. Em conjunto, quatro generalistas e dois desportivos vendem hoje menos 26.846 exemplares em banca do que há um ano, enquanto o CM aumentou os seus números em mais 1.827 cópias/dia (+1,5%), pelo que  o balanço se cifra numa perda de 25.019 compradores por dia – mais as de “A Bola”. O título mais penalizado é o “i”, com uma quebra de 46%, seguido do “Diário de Notícias”, com 38%.

Mas essa tempestade atinge igualmente os cinco semanários de circulação nacional, que perdem de um ano para o outro 61.974 exemplares (!) por edição, apenas com a contribuição positiva da “Focus”, que aumentou as vendas em 2.236 exemplares (+26%), e descidas de todos os outros, com o “Sol” a destacar-se pela negativa com uma queda de 60%, uma tendência que atinge igualmente a “Visão”, com menos 23%, e o “Expresso”, menos 13%. A “Sábado” é o título que resiste melhor no segmento, caindo apenas 5,5%, com vendas em banca já de 6 mil exemplares acima da “Visão”.

Se a tendência se mantiver nos bimestres seguintes, no final de 2011 os diários terão perdido 9 milhões de exemplares e os semanários mais de 3 milhões…

Por Alexandre Pais
Alexandre Pais

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