Cristiano Ronaldo, com 25 anos, é uma referência nas campanhas publicitárias portuguesas e internacionais, revela um estudo da GfK Metris. Segundo esta análise, 57 por cento dos portugueses identifica anúncios de publicidade que recorrem à imagem do craque de futebol.
O impacto da sua imagem de marca garante elevada visibilidade e contribui para uma sólida notoriedade e credibilidade nas empresas e marcas que a ele se associam.
Através do estudo “Radar Celebrities”, a GfK Metris monitoriza a atractividade e traça o perfil de personalidade de celebridades, com o objectivo de determinar quais os “rostos” mais adequados para serem parceiros publicitários de uma empresa/marca específica.
De acordo com a GfK, nas campanhas publicitárias que utilizam a imagem de Cristiano Ronaldo, o BES é a que melhor consegue potenciar esta relação, sendo também aquela que melhor usa o carisma do jogador.
Neste estudo, o BES consegue uma performance de 47% na memorização de campanhas publicitárias com Cristiano Ronaldo, principalmente entre os jovens dos 15 aos 24 anos. Os níveis de referência e associação a esta entidade bancária chegam aos 60%, junto dos homens (51%) e das classes mais elevadas (classe A/B com 62%). Em relação às marcas que melhor utilizam a imagem do jogador, o BES obtém ainda valores na ordem dos 32%.
O BES continua a liderar as referências (11,4%), segundo o estudo, no que respeita às marcas adequadas para Cristiano Ronaldo fazer campanhas publicitárias. Mas são as marcas desportivas as mais adequadas para o jogador ser imagem de marca – destaque para a Nike, com 12% de referências, e uma variedade de outras de renome como a Adidas, a Puma e a Reebok.
O Grupo GfK é a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo, com actividade em três sectores: Custom Research, Retail and Technology e Media. O Grupo tem 150 empresas em mais de 100 países e mais de 10 mil colaboradores. Em 2008, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,2 mil milhões de euros.