De: Nuno Pinto [mailto:nunompinto@netvisao.pt]
Enviada: sábado, 24 de Setembro de 2011 18:41
Para: Record
Assunto: Noticia “Benfica é líder”
Olá,
Contacto-os no seguimento da noticia que consta do vosso site intitulada “Benfica é líder”.
Ao contrário do que lá está escrito o Benfica não é líder, o líder neste momento é o Porto.
Sugeria que o artigo 13.º do Regulamento das Competições de 27 de Junho de 2011 fosse lido na sua totalidade por parte da redacção.
Estão a expor única e exclusivamente os critérios de desempate no final das competições, ou seja após a última jornada. Para estes casos aplica-se o ponto 3 do Artigo 13.º que diz o seguinte… Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1.
d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e. Maior número de vitórias em toda a competição;
f. Maior número de golos marcados em toda a competição.
Assim sendo, o Porto está na frente pela alínea d) pois é de entre as alíneas em questão a de maior prioridade. O Porto tem 14 golos marcados e 5 sofridos e o Benfica tem 15 golos marcados e 7 sofridos. O Porto tem 9 golos à melhor contra 8 do Benfica. O Porto é líder por 1 golo de diferença.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Pinto
Nota da QdC
A Liga resolveu, na época passada, que os desempates na classifcação, efectuados segundo as normas em vigor, só seriam aplicados no final do campeonato, quando todos tiverem jogado contra todos. Até lá, funcionará a regra da diferença de golos e modos de desempate que se lhe seguem.
Record discorda dessa metodologia, que permitiria algo tão absurdo como uma equipa liderar o campeonato quase de princípio a fim, por superioridade na diferença de golos sobre outra, com o mesmo número de pontos mas que vencera a primeira, tanto no jogo em casa como no jogo fora. Só chegada a última jornada, o clube que era segundo, e que vencera os tais dois jogos, passaria finalmente a primeiro…
Por isso, Record aplica desde o início do campeonato a regra de desempate a ser aplicada no final, ou seja, conta com os jogos que os clubes já disputaram entre si. No caso concreto, FC Porto e Benfica têm 1 ponto, o Sp. Braga tem 0. Mas o desempate é feito a favor dos encarnados, que obtêm o seu ponto no terreno do adversário.
É inevitável que exista quem discorde, mas Record pensa pela cabeça dos seus jornalistas e atua em conformidade. Imagine-se que portistas e benfiquistas tinham ficado, como ficaram, com o mesmo número de pontos após o jogo no Dragão, mas que o resultado era igual ao do ano passado, 5-0. Se o Benfica, apesar de ter sofrido essa goleada, tivesse ainda assim, maior diferença de golos do que o FC Porto, teria alguma lógica que liderasse o campeonato? Para a Liga, pelos vistos, sim. Para o Record, não.